Blogs Unigranrio

Random header image... Refresh for more!

Novo interativo sobre Baía de Guanabara

museu-do-amanha

Inaugurada em 19 de outubro de 2018, a experiência interativa “Baías de Todos Nós” oferece ao visitante conteúdo exclusivo sobre a Baía de Guanabara e seus futuros possíveis, e ainda cases de mais quatro baías – Sydney (Austrália), Tóquio (Japão), Chesapeake (Estados Unidos) e Jacarta (Indonésia). A nova experiência aborda características e realidade de cada baía, aspectos de biodiversidade, economia, aquicultura, pesca, situação de saneamento e ações de despoluição. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O trabalho teve a curadoria de Leonardo Menezes e Luiz Alberto Oliveira, coordenação de Emanuel Alencar, consultoria de Marcio Santa Rosa e textos de Flávia Ribeiro.

“As baías são muito mais do que um recôncavo qualquer em que se possa aportar, como definem friamente os dicionários. São ecossistemas carregados de histórias e símbolos”, revela Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã.  [Read more →]

novembro 8, 2019   No Comments

VAIVÉM

vaievem

A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil com cerca de 300 obras de coleções públicas e privadas. Caracteriza-se pelo caráter trans-histórico, reunindo artistas de distintos contextos sociais, diferentes períodos e regiões do País, que refletem sobre permanências, rupturas e resistências na representação e nos usos das redes de dormir na arte e na cultura visual brasileiras.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Temporada: 27 de novembro de 2019 a 17 de fevereiro de 2020.

Horário de Visitação: Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Conforme a programação.

Ingressos: Entrada Franca

novembro 8, 2019   No Comments

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

Estátua de esfinge Procedência desconhecida, Período Romano (30 a.C. – 395 d.C.) | Arenito, 41 x 22,5 x 68,5 cm - foto: Museo Egizio

A vida, a religiosidade e o pós-morte na civilização que se concentrou ao longo do curso inferior do rio Nilo (norte da África), de 4000 a.C. a 30 a.C., compõem a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade. Exibida entre os dias 12 de outubro de 2019 e 27 de janeiro de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), a mostra reúne 140 peças que têm em comum a relevância para o entendimento dessa cultura que manteve parcialmente os mesmos modelos religiosos, políticos, artísticos e literários por três milênios. A mostra chega ao país com patrocínio do Banco do Brasil, BB DTVM, BB Seguros e copatrocínio da Brasilprev. A produção e organização são da Art Unlimited.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Temporada: 12 de outubro de 2019 a 27 de janeiro de 2020.

Horário de Visitação: Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Conforme a programação.

Ingressos: Entrada Franca

novembro 7, 2019   No Comments

UMA COLEÇÃO CARIOCA

uma_colecao_carioca_CAIXA

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir de 08 de junho (sábado), a exposição permanente Uma coleção carioca, com obras que passaram a integrar o Acervo Artístico da CAIXA com a incorporação do antigo Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986. A mostra reúne 15 pinturas, nove gravuras, uma escultura e um desenho, de diferentes épocas e origens, que revelam a pluralidade dessa coleção nascida na Avenida República do Chile.

As obras selecionadas destacam o legado artístico do BNH e a sua ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Uma coleção carioca reúne obras representativas desse acervo, como O menino, de José Pancetti (1902-1958), Marché aux fleurs, de Antônio Bandeira (1922-1967), Ida para Paquetá e Volta de Paquetá, de Nicolau Facchinetti (1824-1900), e A professora de piano, de Reynaldo Fonseca. [Read more →]

junho 19, 2019   No Comments

Espaço Cultural da Marinha

Ao visitar o Espaço Cultural da Marinha, você vai embarcar numa sensacional viagem pela história do Brasil e da navegação. Logo na entrada, a exuberante Galeota Dom João VI vai transportá-lo ao século XIX. Construída em 1808, em Salvador, essa embarcação esteve em
uso até os primeiros governos republicanos.

A viagem continua a bordo do Navio-Museu Bauru, Submarino Riachuelo e da Nau dos Descobrimentos, atracados ao cais do Espaço Cultural. Em seu pátio, podemos conhecer também o Helicóptero-Museu Sea King.

O Espaço Cultural da Marinha apresenta, ainda, exposições temporárias com temas navais e marítimos variados.

É a Marinha cada vez mais perto de você, valorizando a cultura e a nossa História.

Endereço: Av. Alfred Agache s/no, Centro, próximo à Praça XV,
Rio de Janeiro, RJ – Entrada Franca

ecmimg

INFORMAÇÕES:
(21)2532-5992 /(21) 2233-9165

Orientações:

    • Não há estacionamento para visitantes no Espaço Cultural da Marinha.

                     Reaberto a partir de 13/8/2016, das 12h às 17h.

setembro 5, 2016   No Comments

Rio de Janeiro: cidade esportiva, cidade olímpica – Imagens dos esportes nas Revistas Ilustradas

201608241244140.icone_160

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) inaugura no dia 13 de setembro, às 18h30, a exposição “Rio de Janeiro: cidade esportiva, cidade olímpica – Imagens dos esportes nas Revistas Ilustradas entre 1918 e 1948”. A mostra integra o projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações, do Setor de Pesquisas em Políticas Culturais da FCRB e permanece aberta ao público até o dia 21 de outubro, no hall do edifício-sede da Fundação. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é franca.

A exposição procura ser uma pequena amostra dos primórdios esportivos desta cidade, convertida agora em palco esportivo do mundo. Serão reunidas imagens de um dos acervos mais caros à FCRB: as revistas semanais ilustradas, periódicos surgidos na capital da República em princípios do século XX. O MalhoFon Fon e Caretaconstituíram alguns dos seus mais representativos semanários. 

agosto 31, 2016   No Comments

Rio Antigo – Um Passeio no Tempo / contação de história

Rio-Antigo-–-Um-Passeio-no-Tempo-contação-de-história

 Os visitantes são conduzidos a um passeio pela história do Rio de Janeiro, desde sua origem até o advento da República. Narrativas sobre o prédio que abriga o CCJF pontuam as transformações políticas e urbanas pelas quais passou a cidade. Através do uso de acessórios e de vestimentas especiais, além de histórias e curiosidades sobre a cidade, o público é estimulado a participar das dramatizações.

Agendamento pelos telefones 3261-2567 e 3261-2552. 

Terça a sexta
Das 13h às 17h
Entrada Franca

Local:

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.

agosto 30, 2016   No Comments

6º Encontro de Bibliotecários

O Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB) realizou no dia 28/7, no campus I Duque de Caxias o 6º Encontro de Bibliotecários. Além de diversas oficinas, os 22 participantes puderam conferir uma palestra sobre “Panorama Histórico do Município de Duque de Caxias”, que foi ministrada pela docente do nosso curso de História e diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, profa. Tânia Amaro.

1 2 3 4

agosto 9, 2016   No Comments

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Os alunos do Curso de Serviço Social do Campus Nova Iguaçu participaram, no mês de maio de 2016, dos Treinamentos em Bases de Dados e Plataformas de livros virtuais Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson.

Sem título

junho 3, 2016   No Comments

Semana da Comunicação – EXPO DIÁRIOS

SEMANA DA COMUNICAÇÃO

EXPO DIÁRIOS – Exposição de diários customizados

A Semana da Comunicação é um evento que acontece todo o ano com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho, por meio de oficinas e palestras, voltadas para os cursos de Jornalismo e Publicidade, o aluno aprende e vivencia experiências que irão colaborar no seu futuro profissional.

Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda.

Local: Hall da Biblioteca Euclides da Cunha – UNIGRANRIO

Período: 23 a 25 de maio de 2016.

Evento5

Evento6

Evento3 - 24-05-2016

maio 30, 2016   No Comments