Archive for agosto, 2015

Palestra com o Professor Luiz Fernandes Dourado

sexta-feira, agosto 28th, 2015

Na manhã de hoje, a Unigranrio recebeu o Conselheiro e Professor Luiz Fernandes Dourado, do Conselho Nacional de Educação (CNE) no auditório Wilson Chagas – Campus I – Duque de Caxias, para uma palestra seguida de debates sobre o tema: “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para Educação Básica.”

Coordenadores dos cursos de Formação de Professores da UNIGRANRIO (Licenciaturas), gestores acadêmicos, professores e pesquisadores ligados ao tema estiveram presentes.

O objetivo desta reunião foi conhecer os aspectos mais significativos da RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHODE 2015. Ela define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos delicenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formaçãocontinuada.

A Unigranrio propiciou uma oportunidade de debate e reflexão sobre a Resolução Nº 2 /2015 e os impactos no movimento de atualização curricular dos oito cursos de licenciatura atualmente ofertados pela universidade.

Dentre as principais conclusões do encontro está a necessidade de conceber uma política institucional de formação de professores como forma de instruir os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura a partir da nova normativa.

Após responder três blocos de perguntas, o Professor Luiz Dourado agradeceu a oportunidade de estar diante daqueles que irão implantar as medidas definidas nas diretrizes e declarou sua crença no incremento da qualidade dos cursos da UNIGRANRIO com a incorporação da normativa. O evento foi uma iniciativa da CPA em parceria com a PROGRAD.

Acompanhe as fotos do evento:

Fonte: Arco Unigranrio

Autoavaliação dos cursos deve ser aprimorada, diz especialista

sexta-feira, agosto 14th, 2015
Fonte: isplace.com.br

14/08/2015 – O membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) Joaquim Soares Neto afirmou há pouco que autoavaliação feita pelos cursos superiores deve ser aprimorada nos próximos anos. O Conaes é o órgão colegiado que coordena e supervisiona o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação.Soares Neto participa de audiência pública na Comissão de Educação sobre o Sinaes. Criado pela Lei 10.861/04, o sistema inclui avaliação externa das instituições, autoavaliação e avaliação do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Após 10 anos, o processo de autoavaliação não tomou o corpo que deveria ter tomado, mas é necessário que a autoavaliação realmente se implante no Brasil”, analisou o representante da Conaes. “Instituições que organizam seus sistemas próprios de avaliação serão instituições com bons indicadores”, opinou. “O Enade deve ter consequência na vida dos estudantes, o que não ocorre hoje”, sustentou ainda. “Deveríamos pensar em sistemas de estímulos, para que o aluno, ao fazer o Enade, tenha bônus para fazer pós-graduação, por exemplo”, completou. Para ele, o sistema deve contemplar estímulo, e não punição ao aluno. A coordenadora-geral de Controle e Qualidade da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Daes-Inep), Stela Maria Meneghel, ressaltou que o Sinaes precisa de mais indicadores, e estes devem claros. “Eles devem ser transparentes e visíveis para a população”, disse. “O Inep tem se esmerado em produzir dados e indicadores de qualidade”, completou. O debate ocorre no Auditório Freitas Nobre.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

Fonte: 2.camara.leg.br
Matéria: cmconsultoria.com.br