A CPA da Unigranrio.
A CPA da Unigranrio foi criada em 2004, com o objetivo de atender as exigências do Sistema de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, que determina que o processo de auto-avaliação institucional deve ser conduzido por uma Comissão Própria e ser parte integrante do resultado dos processos de avaliação externa.
A CPA é composta por representantes do Corpo Docente, Corpo Discente, Corpo Técnico-Administrativo e membros da sociedade.
O processo de auto-avaliação institucional é norteado por questões que envolvem as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização;
3. A responsabilidade social da instituição;
4. A comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a sua representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
9. Políticas de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A Avaliação Institucional deve ser compreendida como um processo permanente. Dessa forma, a CPA tem a missão de sensibilizar a comunidade Unigranrio para uma participação consciente no diagnóstico das potencialidades e fragilidades institucionais, para através desse envolvimento estabelecer uma cultura avaliativa.
Tags: Adicionar nova tag