Boletim do ENADE

 

Prepare-se para o ENADE 2010

nov 19

Já está tudo pronto para o ENADE 2010? As informações e dicas abaixo ajudam você a se preparar. Boa sorte!

Data e Hora do Exame: 21/11 (domingo) às 13h

Sobre o ENADE 2010:

- Conheça o seu o local de Exame com antecedência.

- Leve 2 (dois) lápis pretos grafite n° 2, apontador, borracha e caneta esferográfica de tinta preta.

- Leve o documento de identidade com o qual está cadastrado no Exame.

- Chegue ao local do Exame com 45 minutos de antecedência.

- Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília).

Durante a realização das provas, não será permitida a comunicação entre os estudantes nem o uso de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, régua de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

Caso você tenha maiores dúvidas, poderá acessar a página do INEP (http://www.inep.gov.br) com seu CPF e a senha cadastrada por você, e consultar a partir do menu lateral a opção local de prova.

AVISO:

Você não poderá deixar de comparecer ao exame, principalmente no caso de estar concluindo o curso em dezembro, ficando a Universidade impedida de expedir sua documentação de formado.

Diretrizes do Enad estão disponíveis na página do Inep

ago 30

Estão disponíveis na página eletrônica do Inep (www.inep.gov.br) as diretrizes para as provas do Enade 2010, que serão aplicadas no dia 21 de novembro.

As diretrizes são norteadoras para a avaliação. São elas que definem o perfil profissional desejado, os conteúdos e as habilidades e competências exigidas para cada área. Elas foram elaboradas pelas comissões assessoras de área, formadas por especialistas e têm como base as Diretrizes Curriculares, definidas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

Este ano serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Fí­sica, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Devem fazer o Enade os ingressantes e os concluintes desses cursos. Ingressantes são aqueles que até o dia 2 de agosto concluí­ram entre 7% e 22% da carga horária mí­nima do currí­culo. Concluinte é aquele que tenha cumprido pelo menos 80% da carga horária mí­nima do currí­culo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep

Prepare-se para o Enade com textos de Conhecimento Geral

jun 23

Na prova do Enade, além de questões específicas da sua área, você terá também questões de formação geral. Para se preparar, procure se manter informado através de bons jornais, revistas e portais de notícias. Além disso, você pode contar com os textos de conhecimentos gerais que disponibilizamos aqui no Boletim do Enade.

Confira os primeiros textos:

Globalização e território

O Iluminismo

O Renascimento

Globalização e Saúde Global

Bom estudo!

Melhores alunos do Enade terão bolsas de pós-graduação

jun 09

Alunos que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2007 e 2008 terão bolsas de estudo em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Eles têm prazo de um ano para ingressar em programas de pós-graduação oferecidos por instituições de ensino superior (IES) e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a Portaria Normativa nº 9, publicada nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial da União, esses alunos deverão participar de processo seletivo de cursos de pós-graduação IES. Após aprovados, os alunos deverão apresentar cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os cursos de pós-graduação vão encaminhar solicitação de implementação de bolsa ao Inep e à Capes, órgão responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil e pelas concessões de bolsas de estudo. A medida atende também aos estudantes já matriculados em cursos de pós-graduação. As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 meses para o mestrado e de 48 para o doutorado.

- Lista dos estudantes concluintes dos cursos de graduação que obtiveram as melhores notas no Enade em 2007 e 2008

* Com alterações às 17h25, do dia 7 de junho.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes/MEC

Inep mudará elaboração do Enade

mai 27

Órgão vai criar banco de questões e deixar com empresas contratadas a aplicação e correção das provas.

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deixarão de ser feitas por empresas privadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu mudar as regras da elaboração das questões, impressão e aplicação dos testes. O órgão vai criar um grande banco de itens – espécie de reserva de questões – para as diferentes áreas. Empresas externas cuidarão da aplicação e correção das provas.

As mudanças têm o objetivo de evitar transtornos como os ocorridos no ano passado. O Inep precisou cancelar 54 perguntas das avaliações aplicadas em novembro do ano passado. Do total de cancelamentos, 11 pertenciam à prova de comunicação social. Perguntas malformuladas ou polêmicas por conta do caráter político – que apareceram no Enade – prejudicam a qualidade do exame e é o que os organizadores pretendem evitar centralizando a elaboração dos itens.

De acordo com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, o objetivo é criar arquivos de questões capazes de produzir diferentes provas em cada uma das avaliações. Aos poucos, as regras foram introduzidas nas outras avaliações. O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil, por exemplo, já possuíam banco de itens. Neto pretende fazer com que essas reservas cresçam rapidamente, contratando especialistas ao longo do ano para executar a tarefa.

Leia tudo »

Enem pode substituir 1ª fase do Enade

mai 12

12 de maio de 2010 | 0h 00 – O Estado de S. Paulo
AVALIAÇÃO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve fazer parte da avaliação dos estudantes de ensino superior, substituindo a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), feita pelos ingressantes nos cursos. A proposta foi reafirmada anteontem pela secretária de ensino superior, Maria Paula Dallari. O Enade ocorrerá em 21 de novembro. Farão o exame estudantes de 14 cursos de bacharelado e de 5 de tecnologia.

Fonte: O Estado de São Paulo.

Confira a Portaria Normativa que define a nova data no Enade

mai 10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010(*)

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e na Portaria no 2.051, de 9 de julho de2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES, resolve:

Art. 1º Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2010 os estudantes:
I – dos cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; II – dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Art. 2º O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2010 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC, e deverá ser feito até o dia 31 de agosto de 2010.
Parágrafo único. Para o disposto no caput deste artigo, o INEP divulgará instruções, por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br, até o dia 20 de maio de 2010.

Leia tudo »

Enade 2010 tem nova data: 21 de novembro

mai 03

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 tem nova data de aplicação: 21 de novembro. A alteração está publicada no Diário Oficial da União de hoje, 3 de maio. A relação dos participantes selecionados será divulgada até o dia 20 de setembro, pelo Inep.

O exame será aplicado às 13 horas, horário de Brasília-DF, aos estudantes matriculados no primeiro e no último anos dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Estão habilitados ao Enade 2010 os estudantes ingressantes que até o dia 02 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da IES, e os estudantes concluintes que concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Leia tudo »

Concessão de bolsas por bom desempenho no Enade

abr 27

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça (27), uma portaria normativa que prevê a concessão de bolsas de estudo em cursos de Pós-graduação Stricto Sensu aos estudantes concluintes dos cursos
de graduação que obtiveram as melhores notas no Enade 2007 e 2008.

Confira na íntegra a portaria normativa:

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA NORMATIVA No- 9, DE 26 DE ABRIL DE 2010

Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo em Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu aos estudantes concluintes dos cursos de graduação que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2007 e 2008.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e considerando o mérito acadêmico evidenciado pelos resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), de que trata o art. 5º, § 10, resolve:

Art. 1º Serão concedidas Bolsas de estudo em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), avaliados pela CAPES, com nota igual ou superior a 3 (três), aos estudantes que obtiveram GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA NORMATIVA No- 9, DE 26 DE ABRIL DE 2010

Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo em Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu aos estudantes concluintes dos cursos de graduação que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2007 e 2008.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e considerando o mérito acadêmico evidenciado pelos resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), de que trata o art. 5º, § 10, resolve:

Art. 1º Serão concedidas Bolsas de estudo em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), avaliados pela CAPES, com nota igual ou superior a 3 (três), aos estudantes que obtiveram nota máxima nacional na condição de concluintes de cada curso de graduação avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2007 e 2008.

Art. 2º O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por meio da Diretoria de Programas e Bolsas no País, serão responsáveis pela implementação das Bolsas de estudo referidas no Art. 1º.

Art. 3º Fica estabelecido o prazo de 12 meses a contar da publicação desta Portaria para ingresso dos estudantes em Programas de Pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

§ 1º O ingresso do aluno dar-se-á por meio de seleção realizada pelos Programas de Pós-graduação, conforme critérios definidos pelos seus regimentos.

§ 2º Expirado o prazo de 12 meses encerra-se o direito do estudante ter a Bolsa de estudo implementada.

§ 3º Os benefícios abrangidos pela bolsa, sua duração, obrigações dos bolsistas e demais condições da concessão observarão as normas vigentes no âmbito dos Programas da CAPES.

§ 4º A Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP disponibilizará a relação dos estudantes beneficiados por esta Portaria, a partir da data de publicação desta Portaria no Diário Oficial da União.

§ 5º Para exercer o direito conferido no Artigo 1º, o estudante concluinte deverá apresentar ao Programa de Pós-graduação no qual foi selecionado, cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo INEP, para que esse solicite à Coordenação- Geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional/Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES a implementação da bolsa de estudos.

§ 6º Os estudantes já matriculados em cursos de Pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, poderão ser apoiados com as Bolsas de estudos definidas no art. 1° desta portaria. A implementação da bolsa dar-se-á após o recebimento pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional/Diretoria de Programas e Bolsas no País da solicitação enviada pela Instituição de Ensino Superior na qual o estudante está vinculado.

§ 7º As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e de 48 (quarenta e oito) para o doutorado. Na apuração do limite de duração das bolsas, considerarse- ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo aluno, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro;

§ 8º Não é permitido acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada;

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FERNANDO HADDAD

Fonte: Diário Oficial da União.

Divulgada lista de dispensados do Enade

abr 15

A portaria com os dispensados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009 foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 25 de março. A partir de agora, os estudantes concluintes dispensados do exame, realizado no dia 8 de novembro, podem procurar sua Instituição de Ensino Superior (IES) para requerer o diploma de conclusão de seu curso.

Em 2009, o Enade foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das áreas de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e ainda dos cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Os estudantes que não compareceram na última edição do exame puderam encaminhar suas justificativas ao Inep no período de 10 a 23 de novembro passado. As solicitações de dispensa foram avaliadas por uma comissão designada pelo Ministério da Educação (MEC). Os participantes que tiveram suas solicitações indeferidas estão em situação irregular e deverão prestar o exame em 2010 para colarem grau. As IES terão o prazo de 7 a 24 de junho para inscreverem seus alunos nessa situação, como estabelece a Portaria Normativa nº 5/2010.

Veja aqui a lista de dispensados ou acesso o sistema de acompanhamento.

*Com alterações, às 16h29 de 25/03/2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC