II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate: Diálogos com América Latina

II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate:

Diálogos com América Latina

Realização: Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes

Dia 28/06/2016 – Auditório Wilson Chagas de Araújo – UNIGRANRIO

11h – Mesa de Abertura: Coordenação do PPGHCA e PROPEP

11h10Conferência: Crónica de una paz frustrada y actualizada: Colombia 1953-2016 – Professor Michael LaRosa (Rodhes College, Tennessee).

Mediação: José Carlos Sebe Bom Meihy (PPGHCA-UNIGRANRIO).

14h – Mesa 1: Discursos e Oralidades na América Latina

O Corpo da mulher como campo de batalha: violências sexuais contra mulheres e meninas no conflito armado colombiano – Ana Taisa da Silva Falcão (Doutoranda do PPGHIS-UFRJ).

Mitayos e Mineiros do Cerro Rico de Potosí: nova fé e antigos deuses nos caminhos dos socavões – Alexandre Belmonte (Departamento de História da UERJ).

História Oral e Realismo Mágico Colombiano – José Carlos Sebe Bom Meihy (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Mediação: Angela Maria Roberti Martins (PPGHCA-UNIGRANRIO)

Dia 29/06/2016 – Auditório do PPGHCA

14h – Mesa 2: América Latina: Diálogos Possíveis

Uma Breve Compreensão sobre os Processos de Justiça de Transição na Argentina e no Brasil – Edson Medeiros Branco Luiz (Coordenador do Curso de Direito da UNIGRANRIO).

Literaturas Africanas e Latino-Americanas: diálogos – Vanessa Ribeiro Teixeira (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Participação política feminina na América Latina – Liandra Lima Carvalho (Pós-Doutoranda do PPGHCA-UNIGRANRIO).


Mediação: Vera Lucia Teixeira Kauss (PPGHCA-UNIGRANRIO)

17h – Encerramento – Auditório Wilson Chagas de Araújo – UNIGRANRIO

Apresentação do Filme Buena Vista Social Clube, de Win Wenders. Com debate com Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Leia Mais

Odontoclinex – Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental

Conheça o hotsite do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) e acesse o Edital do Processo Seletivo.

Área de concentração: ODONTOLOGIA CLÍNICA E EXPERIMENTAL

Linhas de Pesquisa:

Tecnologias e Materiais Empregados na Odontologia

Fisiopatologia Oral

Visite o site: http://www2.unigranrio.br/odontoclinex/

No site, o visitante terá acesso a diversas informações sobre o curso, inclusive o Corpo Docente e as Lingas de Pesquisa.

O Curso de Doutorado em Odontologia Clínica e Experimental tem a finalidade de (i) preparar novos investigadores que assumam e implementem, de modo contínuo e crítico, interações de mão dupla entre as áreas básica e clínica, tornando-as mais ágeis e efetivas; (ii) formar docentes pesquisadores qualificados, aptos a exercer a docência e a pesquisa em todos os níveis da formação superior em Instituições de Ensino Superior do país ou do exterior; (iii) estabelecer elos entre o ODONTOCLINEX e a realidade social da região geoeconômica onde se insere por intermédio do compromisso de docentes e pós-graduandos em assumir o papel de agentes de inserção social por meio da Ciência; (iv) melhorar a qualidade dos cursos de graduação pela maior exposição à cultura da pesquisa, melhor preparo teórico e aprendizagem da práxis do processo experimental; e (v) agregar aos profissionais ferramentas de inovação e empreendedorismo, tornando-os capazes de elaborar e orientar projetos de pesquisa para a solução de problemas em realidades complexas nos mais variados cenários a que possam estar expostos, seja na academia, seja na indústria.

 

Leia Mais

Projeto Interdisciplinar de Pesquisa sobre Literatura e Cinema é contemplado na FAPERJ

A professora Anna Paula Soares Lemos, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes teve o projeto Achados no lixo: resíduos da vida e a vida pelos resíduos na literatura e no cinema contemplado no APq 1 da FAPERJ.

Segundo a notícia no site da FAPERJ:

O APQ 1 é um dos mais procurados dentre os programas da FAPERJ, pois se propõe a financiar o desenvolvimento de projetos livremente escolhidos pelos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, desde que sejam  conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O julgamento dos projetos é realizado pelo corpo de coordenadores de área da FAPERJ, que procura analisar comparativamente aspectos como mérito técnico-científico, originalidade, adequação do orçamento às metas do projeto e a adesão aos termos desta modalidade de auxílio…

 

Fonte: http://www.faperj.br/?id=3175.2.3

Leia Mais

Livro: Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital – Download Gratuito

O professor Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – PPGHCA) e a doutoranda Elaine Vasquez Ferreira de Araújo (doutoranda do PPGHCA)  organizaram o livro digital Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital, publicado pela Editora UNIGRANRIO.

 

Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital - Download Gratuito
Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital – Download Gratuito

Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital

Márcio Luiz Corrêa Vilaça e  Elaine Vasquez Ferreira de Araújo (Organizadores)

Editora UNIGRANRIO – ISBN : 978-85-88943-69-8

Faça aqui o download gratuito do livro (Formato PDF) – Download

O livro aborda diferentes questões relacionadas à complexa relação entre tecnologia, sociedade e educação, privilegiando discussões e perspectivas interdisciplinares. Os artigos foram escritos por pesquisadores de diferentes áreas do saber, que incluem Letras, Linguística Aplicada, História, Literatura, Comunicação Social, Educação e Matemática. O objetivo da publicação é oferecer múltiplos olhares sobre as tecnologias digitais e práticas sociais e discursivas. Linguagem, Educação, Infoinclusão, Sociedade da Informação, Corpo, Cultura, Políticas Públicas e Letramento Digital são algumas das temáticas abordadas.

Quase todos os capítulos aqui foram escritos a partir de estudos, pesquisas e discussões em disciplinas realizadas nos últimos anos por professores, alunos e, alguns agora ex-alunos, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA), que anteriormente chamava-se Letras e Ciências Humanas.

A proposta do livro é oferecer uma diversidade de discussões que permita um olhar sobre questões de cultura digital, tecnologias e práticas sociais mediadas por tecnologias. Buscamos organizar os trabalhos em dois eixos básicos: 1) Tecnologia e Sociedade; 2) Tecnologia e Educação. Optamos por partir do mais geral para o mais específico, sempre que possível privilegiando a educação.

Leia Mais

IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada

 

 

IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada

26 e 27 de Abril de 2016

O evento é uma realização do grupo de pesquisa Linguística Aplicada, Tecnologia e Educação (LATED) do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO.

Nesta 4a Edição, o evento terá como palestrantes convidados:

Dia 26 de Abril – 10hs-  Profa. Dra. Cintia Rabello – UFF – Palestra: Tecnologias digitais e formação docente: um diálogo com o presente

Dia 27 de Abril – 10hs-  Prof. Dr. José Pereira da Silva – UERJ – Palestra:  Estudos Bakhtinianos sobre Dialogismo, Gêneros e Discurso

 

No turno da tarde, o evento contará com 3 sessões de comunicações cada dia, com participantes de diferentes universidades apresentando seus estudos e pesquisas.

Acesse a programação completa acessando aqui – Folder!

 

Leia Mais

Edital do PROPESQ – Bolsas de Produtividade em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP – abriu as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Produtividade em Pesquisa FUNADESP/UNIGRANRIO (EDITAL 2016) .

O PROPESQ, conforme informa o site do Programa de Bolsas:

O PROPESQ é um programa de incentivo à produção Científica, Técnica e Artística dos docentes da Unigranrio, com prioridade para os projetos comprometidos com a inovação para o desenvolvimento social e econômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mediante, entre outros instrumentos, a concessão de bolsa especial de pesquisa…

O programa está organizado em 4 categorias de Bolsas:

PROPESQ 1A — Bolsa especial de pesquisa destinada a professores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unigranrio, com pontuação — no último triênio, de acordo com a CAPES, segundo a área do programa de pós-graduação – superior a 200 pontos, em regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva à Unigranrio, participação mínima de 8 horas, como docente, em curso de graduação na Escola a que está vinculado e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um pós-graduando e uma iniciação científica.

PROPESQ 1B — Bolsa especial de pesquisa destinada a professores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unigranrio, com pontuação — no último triênio, de acordo com a CAPES, segundo a área do programa de pós-graduação – superior a 150 pontos, em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanal, participação mínima de 20% de carga horária total, como docente, em curso de graduação na Escola a que está vinculado e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um pós-graduando e uma iniciação científica.

PROPESQ 1C — Bolsa especial de pesquisa destinada a docentes doutores, professores de Cursos de Graduação da Unigranrio, em regime de 20 a 40 horas semanal e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um bolsista de iniciação científica.

PROPESQ 2 — Bolsa especial de pesquisa destinada a docentes mestres, professores de Cursos de Graduação da Unigranrio, em regime de 20 a 40 horas semanal e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um bolsista de iniciação científica.

Clique na imagem abaixo e acesse a página oficial do PROPESQ e confira o EDITAL 2006:

Edital do PROPESQ 2016

 

 

Leia Mais