Projeto Interdisciplinar de Pesquisa sobre Literatura e Cinema é contemplado na FAPERJ

A professora Anna Paula Soares Lemos, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes teve o projeto Achados no lixo: resíduos da vida e a vida pelos resíduos na literatura e no cinema contemplado no APq 1 da FAPERJ.

Segundo a notícia no site da FAPERJ:

O APQ 1 é um dos mais procurados dentre os programas da FAPERJ, pois se propõe a financiar o desenvolvimento de projetos livremente escolhidos pelos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, desde que sejam  conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O julgamento dos projetos é realizado pelo corpo de coordenadores de área da FAPERJ, que procura analisar comparativamente aspectos como mérito técnico-científico, originalidade, adequação do orçamento às metas do projeto e a adesão aos termos desta modalidade de auxílio…

 

Fonte: http://www.faperj.br/?id=3175.2.3

Leia Mais

Livro: Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital – Download Gratuito

O professor Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – PPGHCA) e a doutoranda Elaine Vasquez Ferreira de Araújo (doutoranda do PPGHCA)  organizaram o livro digital Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital, publicado pela Editora UNIGRANRIO.

 

Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital - Download Gratuito
Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital – Download Gratuito

Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital

Márcio Luiz Corrêa Vilaça e  Elaine Vasquez Ferreira de Araújo (Organizadores)

Editora UNIGRANRIO – ISBN : 978-85-88943-69-8

Faça aqui o download gratuito do livro (Formato PDF) – Download

O livro aborda diferentes questões relacionadas à complexa relação entre tecnologia, sociedade e educação, privilegiando discussões e perspectivas interdisciplinares. Os artigos foram escritos por pesquisadores de diferentes áreas do saber, que incluem Letras, Linguística Aplicada, História, Literatura, Comunicação Social, Educação e Matemática. O objetivo da publicação é oferecer múltiplos olhares sobre as tecnologias digitais e práticas sociais e discursivas. Linguagem, Educação, Infoinclusão, Sociedade da Informação, Corpo, Cultura, Políticas Públicas e Letramento Digital são algumas das temáticas abordadas.

Quase todos os capítulos aqui foram escritos a partir de estudos, pesquisas e discussões em disciplinas realizadas nos últimos anos por professores, alunos e, alguns agora ex-alunos, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA), que anteriormente chamava-se Letras e Ciências Humanas.

A proposta do livro é oferecer uma diversidade de discussões que permita um olhar sobre questões de cultura digital, tecnologias e práticas sociais mediadas por tecnologias. Buscamos organizar os trabalhos em dois eixos básicos: 1) Tecnologia e Sociedade; 2) Tecnologia e Educação. Optamos por partir do mais geral para o mais específico, sempre que possível privilegiando a educação.

Leia Mais

IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada

 

 

IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada

26 e 27 de Abril de 2016

O evento é uma realização do grupo de pesquisa Linguística Aplicada, Tecnologia e Educação (LATED) do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO.

Nesta 4a Edição, o evento terá como palestrantes convidados:

Dia 26 de Abril – 10hs-  Profa. Dra. Cintia Rabello – UFF – Palestra: Tecnologias digitais e formação docente: um diálogo com o presente

Dia 27 de Abril – 10hs-  Prof. Dr. José Pereira da Silva – UERJ – Palestra:  Estudos Bakhtinianos sobre Dialogismo, Gêneros e Discurso

 

No turno da tarde, o evento contará com 3 sessões de comunicações cada dia, com participantes de diferentes universidades apresentando seus estudos e pesquisas.

Acesse a programação completa acessando aqui – Folder!

 

Leia Mais

Edital do PROPESQ – Bolsas de Produtividade em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP – abriu as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Produtividade em Pesquisa FUNADESP/UNIGRANRIO (EDITAL 2016) .

O PROPESQ, conforme informa o site do Programa de Bolsas:

O PROPESQ é um programa de incentivo à produção Científica, Técnica e Artística dos docentes da Unigranrio, com prioridade para os projetos comprometidos com a inovação para o desenvolvimento social e econômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mediante, entre outros instrumentos, a concessão de bolsa especial de pesquisa…

O programa está organizado em 4 categorias de Bolsas:

PROPESQ 1A — Bolsa especial de pesquisa destinada a professores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unigranrio, com pontuação — no último triênio, de acordo com a CAPES, segundo a área do programa de pós-graduação – superior a 200 pontos, em regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva à Unigranrio, participação mínima de 8 horas, como docente, em curso de graduação na Escola a que está vinculado e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um pós-graduando e uma iniciação científica.

PROPESQ 1B — Bolsa especial de pesquisa destinada a professores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unigranrio, com pontuação — no último triênio, de acordo com a CAPES, segundo a área do programa de pós-graduação – superior a 150 pontos, em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanal, participação mínima de 20% de carga horária total, como docente, em curso de graduação na Escola a que está vinculado e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um pós-graduando e uma iniciação científica.

PROPESQ 1C — Bolsa especial de pesquisa destinada a docentes doutores, professores de Cursos de Graduação da Unigranrio, em regime de 20 a 40 horas semanal e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um bolsista de iniciação científica.

PROPESQ 2 — Bolsa especial de pesquisa destinada a docentes mestres, professores de Cursos de Graduação da Unigranrio, em regime de 20 a 40 horas semanal e, no mínimo, a responsabilidade de orientação de um bolsista de iniciação científica.

Clique na imagem abaixo e acesse a página oficial do PROPESQ e confira o EDITAL 2006:

Edital do PROPESQ 2016

 

 

Leia Mais

Linguística e Filologia: Unigranrio recebe pesquisadores em Simpósio Nacional

Nos dias 4, 5 e 6 de abril, a UNIGRANRIO recebeu pesquisadores de Linguística e Filologia de diferentes instituições no VIII Simpósio Nacional de Filologia e Linguística – VIII Sinefil. O Simpósio é um evento criado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos -CIFEFIL.

Nesta oitava edição, o Simpósio foi organizado em parceria entre o CIFEFIL e o Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes da UNIGRANRIO (PPGHCA). Esta edição começou a ser articulada em agosto do ano passado ainda no XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Naquela ocasião, o Professor Dr. José Pereira da Silva e membros da Diretoria do CIFEFIL manifestaram o interesse em trazer esta oitava edição do Simpósio para a UNIGRANRIO, como um reflexo da intensa e produtiva participação de alunos e professores da UNIGRANRIO em edições anteriores do Congresso Nacional de Linguística e Filologia desde 2010. Nos últimos anos, a UNIGRANRIO esteve entre as universidades públicas e privadas com maior participação no principal evento anual organizado pelo CIFEFIL.

Condecoração dos Professores Destaque em Linguística e Filologia
Condecoração dos Professores Destaque em Linguística e Filologia

 

Em Dezembro de 2015, a realização do VIII SINEFIL na UNIGRANRIO foi confirmada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, com aprovação e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP).

Dois pesquisadores eleitos como destaques de Linguística e Filologia, eleitos online pela comunidade, são condecorados com a Medalha Serafim da Silva Neto. Nesta edição, os condecorados foram os Professores Doutores Antônio Luciano Pontes (Destaque em Linguística) e Expedito Eloísio Ximenes (Destaque em Filologia).

A abertura contou com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Emilio Antônio Francischetti, com o Presidente do CIFEFIL, Prof. Dr. José Pereira da Silva, Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça, coordenador do Mestrado em Humanidades Culturas e Artes, Profa. Dra. Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, Coordenadora Geral do PPG em Humanidades, Culturas e Artes, Prof. Dr. José Mario Botelho (UERJ), além de membros da Diretoria do Cifefil, alunos e professores da Pós-Graduação e da Graduação.  Na abertura, o Prof. José Pereira falou da história do evento, que já se chamou Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos e teve dez edições com esse nome. A partir da décima primeira edição, o evento teve o nome alterado para o atual.

Prof. Dr. José Mario Botelho fala com Alberto Corona, do Marketing da UNIGRANRIO, sobre o Simpósio e sobre o CIFEFIL:

 

 

Prof. Emilio Francischetti falou da importância de eventos assim na UNIGRANRIO e da pesquisa na UNIGRANRIO, além de abordar questões relativas à Pós-Graduação, inclusive a avaliação Quadrienal da CAPES dos Programas de Pós-Graduação.

Ao longo dos 3 dias do evento, com atividades em 3 turnos – com início ás 9h e termino às 21h – pesquisadores de diferentes universidades apresentaram seus trabalhos em Comunicações Orais e Postes e ministraram Palestras e Conferências. O evento contou ainda com Mesas Redondas. Na programação, a participação dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes mereceu bastante destaque, sendo a universidade com maior representação nesta edição do evento.

 

A condecoração dos professores Destaque em Linguística aconteceu na noite de segunda-feira, com o Cinema lotado de alunos e professores da UNIGRANRIO. Da Graduação, assistiram à solenidade e à conferência alunos de Letras, História, Pedagogia e Teologia, o que contribuiu para uma rica discussão sobre interdisciplinaridade.

Durante as manhãs a programação incluiu aulas-conferências, inclusive de professores da UNIGRANRIO, Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Prof. Dr. Idemburgo Pereira Frazão Felix. Alunos do Doutorado participaram de Mesas Redondas, uma delas sobre Tecnologia e Ensino. A professora Suzana Costa, professora da graduação da UNIGRANRIO, também foi uma das conferencistas.  Alunos do Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes participaram principalmente das Comunicações Orais, que aconteceram no turno da tarde.

O evento de Linguística e Filologia abriu espaço para discussões sobre Literatura, Discurso, Cultura e Mídia, reforçando o diálogo interdisciplinar.  Este alias foi um ponto levantado pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva no encerramento do Simpósio: a contribuição da UNIGRANRIO na maior abertura interdisciplinar dos eventos do CIFEFIL.

Veja uma matéria sobre o VIII SINEFIL no Portal da UNIGRANRIO com fotos e vídeos!

 

Leia Mais

VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos na UNIGRANRIO

O VIII SINEFIL (SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS) acontecerá na UNIGRANRIO nos dias 4, 5 e 6 de Abril, uma parceria do grupo de pesquisa CIFEFIL e o Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes(PPGHCA).

O evento será em Homenagem a Maria Emília Barcellos da Silva e irá condecorar dois pesquisadores dos estudos linguísticos. Contaremos com participantes, de diferentes universidades, do Rio de Janeiro e de outros estados.

No primeiro dia, haverá a sessão de abertura mais duas aulas-conferência e a entrega da MEDALHA SERAFIM DA SILVA NETO de Destaque em Linguística e Filologia do ano 2015, com as palavras dos condecorados, Prof. Dr. ANTÔNIO LUCIANO PONTES(UERN) e Prof. Dr. EXPEDITO ELOÍSIO XIMENES (UECE) , que foram eleitos pela comunidade.

O CIFEFIL é um grupo de estudos linguísticos e filológicos de bastante atividade e representatividade, especialmente no cenário Estadual, responsáveis por 3 periódicos com Qualis: Cadernos do CNLF, Almanaque do CIFEFIL e Revista Philologus, entre outras publicações.

Para maiores informações e Programação, o site do evento: www.filologia.org.br .

A UNIGRANRIO se destaca amplamente na programação, com intensa participação dos docentes do PPG e com discentes do Mestrado e do Doutorado. Alguns docentes do PPG participarão com Conferências, Aula-magna, Palestras e Mesas. Alunos do doutorado também participarão de Mesas, palestras. A participação de alunos do mestrado está concentrada nas comunicações.

O evento acontecerá em três turnos, com atividades iniciando às 9h e terminando às 21h.

 

 

Leia Mais

Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa e Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa: Nova edição publicada

Já está disponível a Edição 2015-2 do Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa.

Apresentamos o segundo número de 2015 do Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa (Acesse aqui!)  e do Almanaque Unigranrio de Pesquisa (Download Aqui) , que traz, mais uma vez, artigos de diferentes áreas do conhecimento.

Na seção de Artigos Especiais, a professora do curso de Medicina e do programa de Pós-Graduação BIOTRANS, da Unigranrio, Cristiane Lamas, e suas alunas de graduação, Camila Ribeiro e Cecília Menezes tecem uma importante e atual discussão sobre os achados epidemiológicos recentes relativos ao sarampo e suas implicações. É sobre este artigo o editorial deste número, escrito pelo professor Márcio Neves Bóia, professor da UERJ e pesquisador da Fiocruz. Em seu texto, o professor Bóia estabelece uma interessante discussão com o artigo da professora Cristiane Lamas.
Neste número, contamos com artigos em todas áreas do conhecimento, de professores de diferentes instituições do país, como a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade do Estado da Bahia e a Universidade Federal do Espírito Santo.
Esperamos que cada vez mais pesquisadores participem da nossa revista, não apenas como leitores, mas como futuros autores, para que possamos fortalecer o diálogo inter-instituicional.

Faça o Download do Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa

Leia Mais

I Encontro de Formação Popular: Saneamento Básico e Políticas Púbicas

No dia 27 de fevereiro de 2016,  a UNIGRANRIO sediou o I Encontro de Formação Popular: Saneamento Básico e Políticas Púbicas. Trata-se de um encontro promovido pelas organizações da sociedade civil que compõem Comitê de Saneamento de Duque de Caxias.

O evento foi dinamizado pela Profa. Dra. Cleonice Puggian, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, que é também primeira secretária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias.

A professora Cleonice Puggian ressaltou a importância do evento para a formação e organização da sociedade civil no município, que deve colaborar ativamente na constituição do Plano Municipal de Saneamento Básico, a ser finalizado até dezembro de 2017.

Compareceram ao evento lideranças comunitárias, estudantes de graduação e pós graduação e integrantes da equipe de pesquisa do Projeto Blue Grass, incluindo duas doutorandas da UFRJ e o professor Gilles Massardier, que é diretor de pesquisa do CIRAD, instituição pública de caráter industrial e comercial, sob a dupla tutela do Ministério da Educação Superior e da Investigação e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus da França.

 

Leia Mais