Blogs Unigranrio

 

Almanaque UNIGRANRIO – 2017-2 – Disponível para Download

O Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresentam artigos em variadas áreas do conhecimento. Neste número, os textos incluem as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Na seção de Artigos Especiais, Flavio de Amorim Silveira, Maria Nair Rodrigues Salvá, Neusa Maria Lopes Pinto (mestres em Administração pelo programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio) e Rejane Prevot Nascimento (docente do programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio) Neusa Maria Lopes Pinto apresentam um interessante estudo sobre os agricultores familiares orgânicos do estado do Rio de Janeiro.

No Editorial, a professora Denise Franca Barros, do programa de Pó-Graduação em Administração da Unigranrio, dialoga com o artigo especial, complementando sua importante contribuição para estes periódicos.  O segundo número de 2017 do Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresenta ainda contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, fortalecendo ainda mais a interação entre a Unigranrio e outras instituições de ensino, e entre graduação e pós-graduação.  Boa leitura!

Os Editores

Acesse o Almanaque aqui! 

Equipe Editorial

Editora-Chefe: 

Profa. Dra. Daniele Ribeiro Fortuna (Unigranrio, Brasil)

Editores associados:

Profa. Dra. Claudia Pereira (Unigranrio, Brasil)
Profa. Dra. Cristiane Lamas Cristiane Lamas (Unigranrio, Brasil)
Profa. Dra. Denise Franca Barros (Unigranrio, Brasil)
Prof. Dr. Edson Ferreira (Unigranrio, Brasil)
Prof. Dr. Josir Gomes (Unigranrio, Brasil)
Prof. Dr. Luciano Freitas Nascimento (Unigranrio, Brasil)
Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça (Unigranrio, Brasil)

Leia Mais

Conferência do Professor Gilles Massardier (CIRAD-Lyon) no PPGHCA da UNIGRANRIO

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (GPENSo), do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO, convida a todos para a Conferência do Professor Gilles Massardier (investigador sênior do Centro de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – França - http://www.cirad.fr/ - e docente do curso de Ciência Política, Universidade de Lyon), intitulada “Coalisões políticas e conflitos por água nas Américas: resultados do projeto Bluegrass”, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2017, das 16h às 17h, na sala J107.

Gilles Massardier
Gilles Massardier no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO

Leia Mais

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIGRANRIO – SINCTEC 2017

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIGRANRIO – SINCTEC 2017

Dias 25 e 26 de Outubro

 

O SINCTEC tem por objetivo promover um grande debate entre estudantes de graduação e do ensino médio que participam do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio e de outras Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, em todas as áreas de conhecimento. O evento pretende reunir pesquisadores docentes, estudantes, gestores e líderes de empresas empreendedoras de forma a permitir a divulgação de conhecimento e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e profissional com o propósito de que as pesquisas desenvolvidas nas universidades possam contribuir fortemente, por meio de projetos inovadores, com o desenvolvimento social, econômico e ambiental.​

Fonte: http://unigranrio.com.br/pos-graduacao-e-pesquisa/sinctec2017.php

Clique na Imagem Abaixo para Acessar a Programação

SINCTEC2017

Leia Mais

Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Administração

Conheça o Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNIGRANRIO.

Conheça o PPGA: http://w2.portais.atrio.scire.net.br/unigranrio-ppga/index.php/pt/

Acesse o site acima para os Editais dos Processos Seletivos para o Mestrado e Doutorado

Linhas de Pesquisa:

Estratégia e Governança – Esta Linha estuda as relações entre o principal e diversos participantes no tocante às competências e capacidades, desempenho e geração de valor nos diversos setores econômicos, grupos estratégicos e firmas. Inclui os temas: governança corporativa, estratégia, controle gerencial, análise de investimentos, inovação, gestão de pessoas, novas tecnologias, turismo, empreendedorismo, gestão socioambiental, gestão pública e responsabilidade social.

Organizações e Sociedade- Esta Linha aborda os estudos sobre as relações entre organizações, sociedade e indivíduos, buscando analisar criticamente suas práticas sociais – organização, gestão, trabalho, consumo, entre outras – além das implicações destas relações sobre o desenvolvimento. Estuda, em particular, os seguintes temas: teoria critica e estudos críticos em administração, participação e cooperação, relações de poder e controle, metodologias participativas, organização e trabalho, comportamento organizacional, teorias organizacionais, estudos sobre consumo: anticonsumo, resistência ao consumo, novas formas de consumo, organizações e sustentabilidade; estudos sobre história e memória organizacional.

Fonte: http://w2.portais.atrio.scire.net.br/unigranrio-ppga/index.php/pt/linhas-de-pesquisa

Mestrado:

Inscrição: 18 de setembro a 30 de novembro de 2017

Doutorado

Inscrição: 18 de setembro a 20 de dezembro de 2017

Conforme aponta o site do PPGA:

O corpo docente é constituído por professores da Escola de Ciências Sociais Aplicadas e está também articulado com a Coordenação do Curso de Graduação em Administração e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio. Extremamente qualificado, possui vasta produção acadêmica e formação nas melhores Instituições de Ensino do Brasil e do exterior. Os docentes têm ainda participação em bancas de defesa, bancas de concurso, em publicações e pesquisas e em parceria com profissionais de outros programas de pós-graduação.

Leia Mais

Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa – Vol 1. Num 1 2017

ALMANAQUE UNIGRANRIO DE PESQUISA

Ano X – Volume 1 – Número 1 – 2017

ISSN: 1981-5433

Editora-Chefe:

Daniele Ribeiro Fortuna

Editores:

Claudia Pereira

Cristiane Lamas

Denise Franca Barros

Luciano Freitas

Marcio Luiz Correa Vilaça

Publicação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP 

Apresentação

Mais uma vez, Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresentam artigos em variadas áreas do conhecimento.

Neste número, os textos incluem as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Na seção de Artigos Especiais, o professor Cleber Andrade, da Universidade Federal Fluminense, traz uma interessante discussão sobre a filosofia de Gilles Deleuze.

No Editorial, o professor Joaquim Humberto de Oliveira, do programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio, dialoga com o artigo do professor Cleber, complementando sua importante contribuição para estes periódicos.

O primeiro número de 2017 do Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresenta ainda contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, fortalecendo ainda mais a interação entre a Unigranrio e outras instituições de ensino, e entre graduação e pós-graduação.

 

 

Leia Mais

Dia Mundial do Meio Ambiente na UNIGRANRIO

Dia do Meio Ambiente

No dia 05 DE JUNHO DE 2017, celebraremos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. O tema deste ano será RESÍDUOS SÓLIDOS, AMBIENTE E CIDADANIA. O evento é gratuito e todos estão convidados. Confiram a programação:

PROGRAMAÇÃO

——–

EXPOSIÇÃO CATADOR: PROFISSÃO, VIDA E CIDADANIA

Local: Praça do Conhecimento

Horário: 10 às 19h

Descrição: Exposição interativa sobre o trabalho dos catadores do Centro de Triagem do Jardim Gramacho, responsáveis pelo projeto piloto de coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Duque de Caxias. Aprenda com estes profissionais sobre os princípios da coleta seletiva, os tipos de materiais recicláveis e as diversas etapas do trabalho dos catadores. Contribua trazendo seu material reciclável (dez itens limpos e secos) e troque por uma muda de planta. Os catadores receberão papel, papelão, plásticos de diversos tipos, garrafas pet, latinhas de alumínio e caixinhas tetra pak. Participe e colabore com a coleta seletiva!

 

COLETA SELETIVA EM DIÁLOGO: UM ENCONTRO COM CATADORES DO CENTRO DE TRIAGEM DO JARDIM GRAMACHO

Local: Estúdio de TV da UNGRANRIO

Horário: 15 às 16h

Descrição: Entrevista pública com catadores do Centro de Triagem do Jardim Gramacho gravada no estúdio de TV da UNIGRANRIO e transmitida ao vivo pela internet. Acompanhe este diálogo e conheça a profissão de quem contribui para a coleta, separação e reciclagem dos resíduos sólidos em Duque de Caxias.

 

MESA-REDONDA: POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DEBATE

Local: Auditório Wilson Chagas

Horário: 19 às 21:30h

Descrição: Mesa-redonda sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios de sua implementação nos municípios da baixada fluminense, em especial em Duque de Caxias. A mesa-redonda será composta por:

- Celso do Alba (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias)

- Marcelo Leone Riguetti (Professor de Engenharia Ambiental, UNIGRANRIO/INEA)

- Jovelita Miranda (Movimento SOS Jardim Gramacho)

- Alex Moura Santos (Centro de Triagem do Jardim Gramacho)

- Maria Rosinete dos Santos (Movimento Nacional dos Catadores)

Coordenação: Professora Cleonice Puggian (PPGHCA/UNIGRANRIO-UERJ – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Duque de Caxias)

 

Organização

Pró-reitoria Comunitária UNIGRANRIO (PROC)

Grupo de Pesquisa Educação, Natureza e Sociedade (PENSO-CNPq)

Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA)

Central de Triagem e Cooperativas de Catadores do Jardim Gramacho

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias (SMMA-DC)

 

Inscrições: https://sga.unigranrio.edu.br/sgp/Principal?alias=inscricao_on_line_evento

Leia Mais

Pós-Graduação da UNIGRANRIO tem grande sucesso no Edital Emergencial da FAPERJ

O Edital Emergencial da FAPERJ se encontra na sua segunda edição, tendo divulgado nesta última quinta-feira o resultado dos Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro que foram contemplados. As submissões deviam ser realizadas pelos coordenadores ou coordenadores adjunto dos programas, com o objetivo de obter fomento para atividades de pesquisas do Programas.

Assim como aconteceu na primeira edição deste importante edital, os Programas da UNIGRANRIO obtiveram grande êxito nas aprovações de projetos que vão beneficiar de formas variadas os programas, cada um de acordo com a proposta específica aprovada, após exame criterioso.

Conforma aponta o site da FAPERJ

O programa – lançado em setembro 2016, pela segunda vez – é  uma forma apoiar, emergencialmente, na forma de custeio, programas e cursos de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado do Rio de janeiro. O total de recursos aprovados para 12 meses é de R$ 9,2 milhões, que certamente minimizará os efeitos do atual momento econômico e manterá em funcionamento programas e cursos de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro que tiveram grande crescimento qualitativo e quantitativo, particularmente os que têm conceito mais alto (6 e 7).

(Fonte: http://www.faperj.br/?id=3403.2.0)

Os projetos de PPGs da UNIGRANRIO contemplados foram:

Ação emergencial à manutenção e desenvolvimento de pesquisas e produtos técnico-educacionais do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências – PPGEC/UNIGRANRIO – Andrea Velloso da Silveira Praça

Apoio ao Programa de Biomedicina Translacional – BIOTRANS, da associação institucional UNIGRANRIO/ INMETRO/ UEZO – Carina Maciel da Silva Boghossian

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, CULTURAS E ARTES / Universidade do Grande Rio – Pesquisas em Humanidades, Culturas e Artes no Estado do Rio de Janeiro: uma abordagem interdisciplinar – Rosane Cristina de Oliveira 

Programa de Pós Graduação em Odontologia/ Mestrado Profissional – MTA de alta plasticidade: avaliações pré-clínicas e clínicas – Thais Accorsi Mendonça 

O fomento se dará da seguinte forma, como aponta o site da FAPERJ:

As propostas foram enquadradas em uma das duas faixas, de acordo com o número de alunos dos programas – a Faixa A tem recursos de R$ 60 mil, pagos na forma de taxa de bancada em 12 mensalidades de R$ 5 mil; ou na Faixa B: recursos de R$ 36 mil, pagos na forma de taxa de bancada em 12 mensalidades de R$ 3 mil.

(Fonte: http://www.faperj.br/?id=3403.2.0 )

O resultado completo do edital, pode ser acessado na página da FAPERJ: http://www.faperj.br/?id=3403.2.0  

 

 

 

 

 

 

 

Leia Mais

Biotrans – Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado

PPG em Biomedicina Translacional

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional  – BIOTRANS, da UNIGRANRIO. 

O período de inscrições vai do dia 18 de maio a 02 de junho de 2017. Os processos seletivos são para Mestrado e Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (PPG Biotrans)  envolve a participação conjunta, em forma associativa, da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro – UEZO. O Programa tem Conceito 4 na CAPES.

Confira as informações sobre áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa e os Editais do processo Seletivo na página do PPG Biotrans.

 

 

Leia Mais

E-book: Legitimidades e direitos: o que é ser professor?

 

Legitimidades e direitos: o que é ser professor?

Dilermando Moraes Costa Jurema Rosa Lopes Soares (Organizadores)

ISBN: 978-85-9549-022-2

Acesse aqui o e-book gratuitamente!

Este estudo se insere na linha de pesquisa Narrativas, Práticas Sociais e Poder do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, e tem como objetivo, entre outros, o estudo das diversas variações narrativas existentes e a análise crítica da produção de relatos orais e escritos, literatura, arte em geral, visando à percepção do impacto sobre modos constitutivos de poder.

Toda produção acadêmica que apresentamos reporta a presença de seres humanos, autores e leitores, que na atividade de trabalho, ao fazerem uso de si, (re)constroem conhecimentos. A leitura e/ou (re)leitura dos artigos apresentados possibilita(m) outros direcionamentos fundados em novas reflexões, novos problemas, ainda sem forma definida, porque são problemas e histórias de trabalhadores – autores e leitores- que podem germinar a partir das múltiplas interpretações e usos.

Leia Mais