Pós-Graduação da UNIGRANRIO tem pesquisadores contemplados no Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ

Pós-Graduação da UNIGRANRIO tem vários pesquisadores contemplados no Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ

Professores de seus cursos de Mestrado e Doutorado foram contemplados em um dos mais importantes Editais da FAPERJ: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). Os pesquisadores contemplados receberão bolsas de bancadas mensais para financiamento de seus projetos por 36 meses (3 anos).

Os professores contemplados no Jovem Cientista do Nosso Estado(2016-2018):

Andrea Velloso da Silveira Praça – Ciência ao alcance de todos

Eline das Flores Victer – O uso de materiais didáticos como uma ferramenta facilitadora para  o ensino de matemática

João Felipe Rammelt  Sauerbronn -Imagens do Corpo na Sociedade de Consumo  - Uma Investigação Videográfica sobre Corpo e Mercado

Márcio Luiz Corrêa Vilaça – Tecnologias, Mídias e Inovação na Educação na Era Digital: Cultura Digital, Letramento Digital, Infoinclusão e Formação de Professores

Renato da Silva – Mosquitos, Cidades e Educação: o legado da Campanha Nacional de  Erradicação da Malária (1958-1965) para o combate as epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya.

Victor Talarico Leal Vieira – Influência da esterilização nas propriedades mecânicas e na biocompatibilidade de instrumentos endodônticos fabricados com ligas de NiTi convencional, M-wire, Fase R e Memória controlada

A professora Cleonice Puggian, que já era Jovem Cientista do Nosso Estado, também teve novo projeto contemplado: Baixada Das Águas: Conflitos Ambientais, Educação E Políticas Públicas Na Região Hidrográfica Da Baía De Guanabara

 

O site da FAPERJ destaca características necessárias para a aprovação dos projetos:

Os pesquisadores aprovados tiveram que comprovar vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, projetos meritórios, produção científica qualificada, histórico de formação de recursos humanos…

 

Jerson Lima, Diretor Científico da FAPERJ, declarou ao site da agência:

“são programas bastante competitivos, com um grande número de submissões. E, para evitar qualquer tipo de conflito de interesses, sua avaliação tem sido realizada por um comitê de pesquisadores de fora do Rio de Janeiro”

 

 

 

 

 

 

Leia Mais

FAPERJ divulga projetos de Iniciação Científica(IC) contemplados com bolsas

A FAPERJ divulgou no dia 11 de agosto a relação dos novos bolsistas contemplados no programa de Iniciação Científica (IC). O resultado refere-se à primeira janela de inscrições de 2016.

Projetos de Professores da UNIGRANRIO foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica.

 

Docente: Carina Maciel da Silva Boghossian

Discente: Edisa de Oliveira Sousa

Pesquisa: Bactérias orais e não orais no espaço subgengival de implantes dentários recém instalados e ao longo de 6 meses

 

 

Docente: Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

Discente: Carina Taboada Ronconi Unigranrio

Pesquisa: Avaliação da expressão de substância P e receptores NK em fibroblastos após o contato com cimentos endodônticos

 

Docente: Júlio César da Silva

Discente: Aryane Melo de Castro Unigranrio

Pesquisa: Estudo e Aplicação da Técnica Ultrassônica para Monitoramento de Estruturas Metálicas na Universidade do Grande Rio

 

Docente: Plinio Mendes Senna

Discente: Emanuela Emilia Cabalini Pereira Monteiro

Pesquisa: Avaliação da associação de clorexidina com carbodiimida na prevenção da degradação da interface adesiva dentinária

 

Resultado Final da FAPERJ: http://www.faperj.br/downloads/resultados_ic_2016_1.pdf

Leia Mais

Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa 2016 – Vol 1 – Num 1

Está disponível para download o Almanaque Unigranrio de Pesquisa 2016 – Volume 1, Número 1.

Faça aqui o Download do Almanaque UNIGRANRIO de Pesquisa 2016-1

O Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e o Almanaque Unigranrio de Pesquisa apresentam, mais uma vez, artigos em variadas áreas do conhecimento. Neste número, os textos incluem as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia, Ciências da Saúde e Ciências Exatas.

Na seção de Artigos Especiais, os professores Breno Cruz, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Steven Ross, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro trazem uma importante e atual discussão sobre consumo e intolerância.

O Editorial, de autoria da professora Rosane Oliveira, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio, comenta o artigo dos pesquisadores Breno Cruz e Steven Ross, estabelecendo um interessante diálogo.

O Almanaque Unigranrio de Pesquisa é uma publicação digital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIGRANRIO, classificada com Qualis da CAPES.

O periódico multi e interdisciplinar tem como objetivo não apenas divulgar a produção docente e discente da Instituição, como também a de pesquisadores externos.

A publicação está organizada em quatro seções destinadas às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Tecnologia e Ciências da Saúde.

Recentemente, buscando agilizar o processo editorial, estruturou-se uma versão online do Almanaque, o Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa.

Acesse aqui o Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa!

 

 

 

Leia Mais

II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate: Diálogos com América Latina

II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate:

Diálogos com América Latina

Realização: Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes

Dia 28/06/2016 – Auditório Wilson Chagas de Araújo – UNIGRANRIO

11h – Mesa de Abertura: Coordenação do PPGHCA e PROPEP

11h10Conferência: Crónica de una paz frustrada y actualizada: Colombia 1953-2016 – Professor Michael LaRosa (Rodhes College, Tennessee).

Mediação: José Carlos Sebe Bom Meihy (PPGHCA-UNIGRANRIO).

14h – Mesa 1: Discursos e Oralidades na América Latina

O Corpo da mulher como campo de batalha: violências sexuais contra mulheres e meninas no conflito armado colombiano – Ana Taisa da Silva Falcão (Doutoranda do PPGHIS-UFRJ).

Mitayos e Mineiros do Cerro Rico de Potosí: nova fé e antigos deuses nos caminhos dos socavões – Alexandre Belmonte (Departamento de História da UERJ).

História Oral e Realismo Mágico Colombiano – José Carlos Sebe Bom Meihy (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Mediação: Angela Maria Roberti Martins (PPGHCA-UNIGRANRIO)

Dia 29/06/2016 – Auditório do PPGHCA

14h – Mesa 2: América Latina: Diálogos Possíveis

Uma Breve Compreensão sobre os Processos de Justiça de Transição na Argentina e no Brasil – Edson Medeiros Branco Luiz (Coordenador do Curso de Direito da UNIGRANRIO).

Literaturas Africanas e Latino-Americanas: diálogos – Vanessa Ribeiro Teixeira (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Participação política feminina na América Latina – Liandra Lima Carvalho (Pós-Doutoranda do PPGHCA-UNIGRANRIO).


Mediação: Vera Lucia Teixeira Kauss (PPGHCA-UNIGRANRIO)

17h – Encerramento – Auditório Wilson Chagas de Araújo – UNIGRANRIO

Apresentação do Filme Buena Vista Social Clube, de Win Wenders. Com debate com Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte (PPGHCA-UNIGRANRIO).

Leia Mais

Odontoclinex – Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental

Conheça o hotsite do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) e acesse o Edital do Processo Seletivo.

Área de concentração: ODONTOLOGIA CLÍNICA E EXPERIMENTAL

Linhas de Pesquisa:

Tecnologias e Materiais Empregados na Odontologia

Fisiopatologia Oral

Visite o site: http://www2.unigranrio.br/odontoclinex/

No site, o visitante terá acesso a diversas informações sobre o curso, inclusive o Corpo Docente e as Lingas de Pesquisa.

O Curso de Doutorado em Odontologia Clínica e Experimental tem a finalidade de (i) preparar novos investigadores que assumam e implementem, de modo contínuo e crítico, interações de mão dupla entre as áreas básica e clínica, tornando-as mais ágeis e efetivas; (ii) formar docentes pesquisadores qualificados, aptos a exercer a docência e a pesquisa em todos os níveis da formação superior em Instituições de Ensino Superior do país ou do exterior; (iii) estabelecer elos entre o ODONTOCLINEX e a realidade social da região geoeconômica onde se insere por intermédio do compromisso de docentes e pós-graduandos em assumir o papel de agentes de inserção social por meio da Ciência; (iv) melhorar a qualidade dos cursos de graduação pela maior exposição à cultura da pesquisa, melhor preparo teórico e aprendizagem da práxis do processo experimental; e (v) agregar aos profissionais ferramentas de inovação e empreendedorismo, tornando-os capazes de elaborar e orientar projetos de pesquisa para a solução de problemas em realidades complexas nos mais variados cenários a que possam estar expostos, seja na academia, seja na indústria.

 

Leia Mais

Projeto Interdisciplinar de Pesquisa sobre Literatura e Cinema é contemplado na FAPERJ

A professora Anna Paula Soares Lemos, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes teve o projeto Achados no lixo: resíduos da vida e a vida pelos resíduos na literatura e no cinema contemplado no APq 1 da FAPERJ.

Segundo a notícia no site da FAPERJ:

O APQ 1 é um dos mais procurados dentre os programas da FAPERJ, pois se propõe a financiar o desenvolvimento de projetos livremente escolhidos pelos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, desde que sejam  conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O julgamento dos projetos é realizado pelo corpo de coordenadores de área da FAPERJ, que procura analisar comparativamente aspectos como mérito técnico-científico, originalidade, adequação do orçamento às metas do projeto e a adesão aos termos desta modalidade de auxílio…

 

Fonte: http://www.faperj.br/?id=3175.2.3

Leia Mais