Blogs Unigranrio

 

E-book: Pesquisas e Experiências Interdisciplinares: Sociedade, Cultura, Memória e Discurso

PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES:
SOCIEDADE, CULTURA, MEMÓRIA E DISCURSO

ORGANIZADORES:

JACQUELINE DE CASSIA PINHEIRO LIMA
MÁRCIO LUIZ CORRÊA VILAÇA
TANIA MARIA DA SILVA AMARO DE ALMEIDA

EDITORA UNIGRANRIO

Acesse aqui o e-book gratuitamente!

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, de característica interdisciplinar, muito se ocupa em contribuir para o desenvolvimento científico e para o aperfeiçoamento educacional e cultural da região em que está inserido, Baixada Fluminense. Dada a sua visão da totalidade do fenômeno educativo na sociedade, explorando as conexões entre as Letras, as Artes, a Filosofia e as diferentes ciências sociais e humanas, permitindo aos pós-graduados obter fundamentação comum e, simultaneamente, explorar em profundidade os eixos temáticos definidos no Programa.

Com uma equipe diversificada entre docentes e discentes, o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Acadêmico e Doutorado, pretende propiciar uma visão de pesquisa que considere o viés histórico, social e cultural da linguagem, bem como formação teórica e prática de profissionais entre outras especialidades que têm no uso dessa linguagem sua principal ferramenta de trabalho e elos comuns desses campos do saber que, em diálogo, permitem compreensões mais amplas.

Neste sentido, docentes e discentes propuseram um evento que coadunasse nossas questões acadêmicas e nossas interfaces que conduzem nossa proposta interdisciplinar. O sucesso do evento repercutiu nesse e-book Pesquisas e experiências interdisciplinares: sociedade, cultura, memória e discurso que ora apresentamos a vocês leitores, como possibilidade de conhecimento de nossas pesquisas e discussões ao longo destes quase oito anos de Mestrado e um de Doutorado.

 Nessa perspectiva, os resultados das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes tendem a se transformar em materiais educacionais que combatam os preconceitos, as intolerâncias e as discriminações, mostrando como as comunidades periféricas que vivem em situação de violência portam saberes e têm necessidades de uma vida democrática e de um maior repertório cultural. Assim como as questões ambientais, histórias de vida, reflexões sobre as artes, saúde e educação também corroboram na montagem deste cenário importante que é a Baixada Fluminense, bem como a região de seu entorno também podem ser discutidas no viés interdisciplinar.

Deste modo, convidamos o(a) leitor(a) a navegar conosco neste momento de interlocução entre Teólogos, Historiadores, Pedagogos, Literatos, Sociólogos, Biólogos, Filósofos, Linguistas, entre outros, nessa nossa proposta interdisciplinar…

Jacqueline Lima

Coordenadora Geral do PPGHCA/UNIGRANRIO