Linguística e Filologia: Unigranrio recebe pesquisadores em Simpósio Nacional

Nos dias 4, 5 e 6 de abril, a UNIGRANRIO recebeu pesquisadores de Linguística e Filologia de diferentes instituições no VIII Simpósio Nacional de Filologia e Linguística – VIII Sinefil. O Simpósio é um evento criado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos -CIFEFIL.

Nesta oitava edição, o Simpósio foi organizado em parceria entre o CIFEFIL e o Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes da UNIGRANRIO (PPGHCA). Esta edição começou a ser articulada em agosto do ano passado ainda no XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Naquela ocasião, o Professor Dr. José Pereira da Silva e membros da Diretoria do CIFEFIL manifestaram o interesse em trazer esta oitava edição do Simpósio para a UNIGRANRIO, como um reflexo da intensa e produtiva participação de alunos e professores da UNIGRANRIO em edições anteriores do Congresso Nacional de Linguística e Filologia desde 2010. Nos últimos anos, a UNIGRANRIO esteve entre as universidades públicas e privadas com maior participação no principal evento anual organizado pelo CIFEFIL.

Condecoração dos Professores Destaque em Linguística e Filologia

Em Dezembro de 2015, a realização do VIII SINEFIL na UNIGRANRIO foi confirmada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, com aprovação e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP).

Dois pesquisadores eleitos como destaques de Linguística e Filologia, eleitos online pela comunidade, são condecorados com a Medalha Serafim da Silva Neto. Nesta edição, os condecorados foram os Professores Doutores Antônio Luciano Pontes (Destaque em Linguística) e Expedito Eloísio Ximenes (Destaque em Filologia).

A abertura contou com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Emilio Antônio Francischetti, com o Presidente do CIFEFIL, Prof. Dr. José Pereira da Silva, Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça, coordenador do Mestrado em Humanidades Culturas e Artes, Profa. Dra. Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, Coordenadora Geral do PPG em Humanidades, Culturas e Artes, Prof. Dr. José Mario Botelho (UERJ), além de membros da Diretoria do Cifefil, alunos e professores da Pós-Graduação e da Graduação.  Na abertura, o Prof. José Pereira falou da história do evento, que já se chamou Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos e teve dez edições com esse nome. A partir da décima primeira edição, o evento teve o nome alterado para o atual.

Prof. Dr. José Mario Botelho fala com Alberto Corona, do Marketing da UNIGRANRIO, sobre o Simpósio e sobre o CIFEFIL:

[su_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=Z4b69Rpj0pI&feature=youtu.be"]

Prof. Emilio Francischetti falou da importância de eventos assim na UNIGRANRIO e da pesquisa na UNIGRANRIO, além de abordar questões relativas à Pós-Graduação, inclusive a avaliação Quadrienal da CAPES dos Programas de Pós-Graduação.

Ao longo dos 3 dias do evento, com atividades em 3 turnos – com início ás 9h e termino às 21h – pesquisadores de diferentes universidades apresentaram seus trabalhos em Comunicações Orais e Postes e ministraram Palestras e Conferências. O evento contou ainda com Mesas Redondas. Na programação, a participação dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes mereceu bastante destaque, sendo a universidade com maior representação nesta edição do evento.

A condecoração dos professores Destaque em Linguística aconteceu na noite de segunda-feira, com o Cinema lotado de alunos e professores da UNIGRANRIO. Da Graduação, assistiram à solenidade e à conferência alunos de Letras, História, Pedagogia e Teologia, o que contribuiu para uma rica discussão sobre interdisciplinaridade.

Durante as manhãs a programação incluiu aulas-conferências, inclusive de professores da UNIGRANRIO, Prof. Dr. Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Prof. Dr. Idemburgo Pereira Frazão Felix. Alunos do Doutorado participaram de Mesas Redondas, uma delas sobre Tecnologia e Ensino. A professora Suzana Costa, professora da graduação da UNIGRANRIO, também foi uma das conferencistas.  Alunos do Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes participaram principalmente das Comunicações Orais, que aconteceram no turno da tarde.

O evento de Linguística e Filologia abriu espaço para discussões sobre Literatura, Discurso, Cultura e Mídia, reforçando o diálogo interdisciplinar.  Este alias foi um ponto levantado pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva no encerramento do Simpósio: a contribuição da UNIGRANRIO na maior abertura interdisciplinar dos eventos do CIFEFIL.

Veja uma matéria sobre o VIII SINEFIL no Portal da UNIGRANRIO com fotos e vídeos!