Blogs Unigranrio

 

X Seminário Analítico de Temas Interdisciplinares – SIAT – 15 e 16 de Setembro

O Grupo de Pesquisa LAGERES (Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores) promove nos dias 15 e 16 de setembro no Campus I (Duque de Caxias) o III Seminário de Pesquisa Inovadora na/para Formação de Professores -SERPRO: deslocamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos no campo da Educação sob a perspectiva interdisciplinar.

Historicamente, os Seminários Analíticos de Temas Interdisciplinares, ou SIATs nasceram da luta do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES/CNPq/Unigranrio, em promover democraticamente diferentes diálogos sobre a interdisciplinaridade e a educação. Os primeiros eventos aconteciam mensalmente até ganhar dimensões maiores e se tornar um evento anual.

O LAGERES tem como objetivo:

intenta investigar as Representações Sociais sobre Formação de Professores (Inicial) para os estudantes dos cursos de Pedagogia e de Licenciaturas. Propõe aprofundar os estudos com matriz teórica na Teoria das Representações Sociais, no que ela elucida acerca dos fenômenos educativos, em especial a Formação de Professores (Inicial). Implica, assim, no desenvolvimento científico, social e tecnológico no âmbito das Ciências Humanas e Sociais. A proposta visa articular conhecimentos instituídos e em andamento nas ciências humanas e sociais com os estudos, pesquisas e as práxis dos profissionais da educação das redes de ensino da Baixada Fluminense, promovendo o diálogo e a construção de encaminhamentos para a melhoria da qualidade da educação básica.

A programação completa do evento está disponível no site do Grupo de Pesquisa.

Edições anteriores do SIAT:

I SATI 23/03/2013 – Conferência: Acertos de Marx e equívoco dos marxistas (Henrique Garcia Sobreira (UERJ/FEBEF).

II SIAT 7/09/ 2013 – Web-etnografia: possibilidades e limites‖ (Mauro Nunes – UERJ/FGV).

III SATI aconteceram, concomitantemente, o VIII Diálogos e Saberes: ―Diálogo Transdisciplinar: possibilidades e limites‖, com o Prof. Dr. Hilton Japiassú (UFRJ)

IV SIAT 29/10/2013 – Historia Oral‖ adentra na metodologia qualitativa (José Carlos Sebe B. Mehy – USP)

V SIAT e I Seminário de Pesquisa Inovadora na/para Formação de Professores – I SERPRO, 22/11/ 2013 – Conferência sobre o “Estado da arte da pesquisa na/para a formação de professores” (Michel Jean Marie Thiollent – UFRJ/UNIGRANRIO)

VI SIAT 22/03/2014 – Análise de Discurso‖ (II Parte) – (J. Humberto de Oliveira – UNIGRANRIO).

VII SIAT 26/04/2014 – Ethos e Imagens (III Parte), a ênfase na Análise de Discurso (D. M. de O. Champangnatte e J. A. de A. Carnavos).

VIII SIAT – 28/05/2014, Conferência “Autoformação e sua implicação na Cultura Profissional Docente” – (C. Novikoff)

IX SIAT 02/08/2014 – O corpo e a voz na literatura, mídia e na arte‖(S. Mendes e O. B. Mithidieri),

X SIAT e II SERPRO – 17 e 18 de setembro de 2014 – deslocamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos no campo da Educação sob a perspectiva interdisciplinar‖ amplia todos os temas trabalhados anteriormente em cada SIAT.

XI SIAT e III SERPRO. 15 e 16/09/2015 – deslocamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos no campo da Educação sob a perspectiva interdisciplinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>